O futebol com certeza é uma caixinha de surpresas, quase um Kinder Ovo, mais ao contrário da saudosa guloseima de minha estapafúrdia infância( é a convivência com o Pedro está me influenciando a falar difícil ), o futebol não vem sempre com um brinquedinho divertido onde você monta e se esbalda colecionado diferentes bichinhos, maquininhas e carrinhos.

Não, o futebol é a dura realidade que nos bate a porta e mostra sua cara travessa e cheia de vontades, é como o mar que é belo mas destrói com a mesma facilidade que abraça. É como as mulheres, cheia de “reinações” e nós fazem enlouquecer, sempre pensando: Por que eu não entendo o que aconteceu?

Posso parecer angustiado e amargurado em minha fala ( ou escrita... ), mas não posso deixar de expressar meu descontentamento com o resultado de hoje. Os bafana bafana foram fantásticos! Sem comentários! Sem desmerecer o México, claro. Mas mais uma vez, a sorte (ou o destino) foi quem decidiu o resultado do JOGO (sim foi “O JOGO” pra mim). Bem sem querer chorar pelo leite derramado, ou pelo pênalti não visto, ou pela bola que bateu na trave, não vai mudar nada, fazer o que ? Maktub (está escrito).

O fato é que a partir de agora eu sou Sul-africano, eles simplesmente me conquistaram, com o futebol que mais é uma festa (ou um ritual) do que uma demonstração de superioridade do esporte inglês. Nunca um time me cativou tanto e foi tão injustiçado pelo Orunmila-Ifá (o deus do destino africano, segundo o Google), mas a Copa é grande, o mundo gira e os Meninos meninos vão achar o seu lugar ao sol.

Nota: Pra homenagear a galera de Serra Leoa (que deve tá tiririca da vida pelo jogo!) vai ai uma receita de Frango á moda Africana de lá

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
1 frango (6 kg) desossado e cortado em pedaços pequenos
2 dentes de alho, amassados
1 cebola, picada
1 batata grande, cortada em cubos
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de semente de coentro em pó
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
1 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
1 colher (chá) de sal
1 xícara (240 ml) de água
3/4 xícara (200 g) pasta de amendoim sem açúcar
400 g de grão-de-bico cozido e escorrido

Modo de preparo
1 Em uma panela grande (que tenha tampa), doure o frango rapidamente no no óleo quente. Tire o frango da panela, abaixe o fogo e refogue o alho, a cebola e a batata durante 2 a 3 minutos. Acrescente o cominho, o coentro, a pimenta-do-reino, a pimenta calabresa e o sal. Não deixe que o alho queime.

2 Acrescente a água, o frango (junto com o caldo que ele tenha soltado). Tampe a panela e deixe o frango cozinhando em fogo baixo durante 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando.

3 Destampe a panela e misture a pasta de amendoim e o grão-de-bico. Tampe a panela e deixe-a no fogo baixo por mais 10 minutos, ou até que o frango e a batata estejam cozidos. Tire a panela do fogo, tempere ao seu gosto e sirva.



Senhor (vulgo Thiago Cruz)

0 comentários:

Postar um comentário