Quando Anselmo abriu o placar no São Januário, todos os vascaínos se assustaram, afinal, o Atlético Goianiense adora vencer líderes ou times embalados. No ano passado, o time brecou o Corinthians que liderava freneticamente sob o comando de Adílson Batista. Este ano, no primeiro turno, acabou com a invencibilidade do Flamengo no Brasileirão em um colossal 4 a 0, em pleno Maracanã.

Com certeza, os cruzmaltinos se amedrontaram e os corintianos, são-paulinos, botafoguenses, e todos outros torcedores comemoraram. Mas ele, que acabara de ser presenteado com uma convocação para a seleção brasileira, o camisa dez do Vasco, Diego Souza empatou o jogo, com gol de cabeça, mantendo o time carioca na liderança.

Ufa! Essa foi por pouco. Mas há mais um motivo para o Ricardo Gomes se preocupar. O Botafogo.

Além de Vasco e Atlético Goianiense, Grêmio e Botafogo se enfrentavam no que prometia ser um grande jogo no Olímpico. Sonhadores, alguns gremistas já falavam em brigar por Libertadores, caso vencesse o Fogão. E o tricolor gaúcho foi para cima. Chegou a ter 10 finalizações contra 0 do Botafogo. A bola não entrava. Jefferson mais uma vez mostrava porque merece ser titular da seleção (não merece um S maiúsculo, ainda).

O jogo caminhava para um zero a zero, os quatro primeiros teriam empatado na rodada, ótima para o Fluminense. Eis que, no final da partida, Maicossuel enfia bola preciosa e ele, Loco Abreu, com a calma de um atacante experiente, arrematou para fazer o gol da vitória.

O Botafogo passou o Corinthians e é terceiro. Além disso, foi a 44 pontos. Se vencer seu jogo a menos (contra o Santos na Vila Belmiro) passa o Vasco e assume a ponta da tabela.

Detalhe: no domingo tem Botafogo e São Paulo no Engenhão, em mais uma dessas finais antecipadas. Tomara que não seja um empate chocho como o do clássico paulista na quarta-feira. O torcedor brasileiro merece partidas mais emocionantes.


PS 1: Ah, no Canindé, o Palmeiras enfim venceu, passou o Inter e é o sétimo colocado, com o mesmo número de pontos do Flamengo. Mas o ataque segue em dívida. Quem fez o gol do jogo foi o zagueiro do Ceará, Thiago Matias.

PS 2: Há 10 jogos e mais de um mês sem vencer, o Flamengo terá sábado chance de ouro para se recuperar. Pega o América em casa. Se não vencer essa, amigo, desista de qualquer grande pretensão no Brasileiro.


Pedro Nogueira

0 comentários:

Postar um comentário