Atenção!! Se você se considera um boleiro que curte jogar Pro Evolutiuon Soccer e acha que apesar da Espanha nunca ter ganhado uma Copa do Mundo, merece estar no topo do ranking da Fifa, eu não recomendo que você leia este post...

Enfim a primeira fase da Copa chega ao fim, um fato curioso é que todas as seleções sulamericanas com excessão do Chile terminaram em 1º lugar. Outro fato mais curioso, as respectivas campeã e vice-campeã da Copa de 2006 caíram na 1ª fase desse Mundial, aliás esse é o assunto que eu vou tratar neste post.

Desde de 1986, quando a 2ª fase passou a ter 16 equipes, essa foi a pior campanha de 1ª fase que as seleções européias fizeram. A média desde a Copa de 86 foi de dez equipes classificadas, e apesar de contar com 13 seleções, apenas 6 se classificaram para a próxima fase.

O desastre europeu foi puxado pelos finalistas na Copa de 2006, na Alemanha. A Itália, atual campeã, acabou eliminada com a derrota para a Eslováquia, por 3 a 2, na última rodada. Já a segundo colocada França protagonizou um dos maiores vexames da África do Sul, indo embora com apenas um ponto marcado e um gol anotado.

Mas aí você, pequeno gazebo, que curte jogar Pro Evolution Soccer, você se pergunta: "Porque a Itália foi tão mal nessa Copa? Sendo o atual campeão da Champions League é a Inter de Milão?" Bom Juquinha vamos aos fatos. O time titular da Inter não tinha nenhum italiano, aliás, de italiano mesmo a Inter só tem a origem e mais seis jogadores e todos são reservas. Pra se ter uma idéia, se os alienígenas resolvessem trocar umas idéias com nós terráqueos e resolvessem fazer um torneio inter-galático, a base do time da Terra seria feito pela Inter.

Mas não é só a Itália e a França que fizeram feio, as outras potencias do futebol europeu, Inglaterra, Espanha e Alemanha (digo potência porque são elas que movimentam os milhões de euros na Europa) apesar de se classificarem, também não mostraram um futebol convincente. Vale lembrar que o artilheiro da Champions e do campeonato espanhol foi o Messi, que é argentino, o artilheiro do campeonato alemão foi o Dzeko que é Bósnio, e o goleiro que foi titular no último jogo da Inglaterra é o David James do Portsmouth, que acabou de cair para a 2ª divisão, mas pera aí? Por que a Inglaterra convocou um goleiro de um time que acabou de cair para a 2ª divisão? Porque os goleiros dos cincos primeiros colocados do campeonato inglês são estrangeiros.

O que é fácil de se perceber é que os clubes europeus tentam camuflar o problema da falta de habilidade dos seus jaogadores com os bilhões de euros que são investidos contratando jogadores de outros paises, porém, esses jogadores contratados, nem sempre defendem a seleção do país de o clube que o contratou (com excessão dos que foram naturalizados). Esse disfarce dura até a Copa do Mundo, quando as seleções dependem dos seus próprios jogadores sem a intervenção dos euros para contratar jogadores de outros paises, aí a falta de criatividade e daquele atacante ágil e matador prevalece.

Eu não posso afirmar com toda a clareza, mas exemplos como o jogador do Vasco, Philippe Coutinho que tem 18 anos e já é da Inter de milão e do jogador do Corinthians, Dodô que foi convidado a passar um mês treinando no Manchester United, reforçam essa idéia de que os clubes europeus preferem investir em jogadores de outros paises (que passaram por todas as categorias, do fraldinha até o juvenil) do que investir na formação de jogadores da sua própria base.

A Itália após a sua eliminação, vem com um discurso de renovação, até porque daqui há 4 anos, boa parte do elenco dessa Copa vai estar aposentado, e o único lugar aonde você vai achar lugar para repor esse jogadores e nas categorias de base que é tão valorizada pelos grandes clubes aqui da América do Sul. Será por isso que as seleções sulamericanas fizeram uma campanha excelente nessa Copa??



Rafael Shiroma.

0 comentários:

Postar um comentário