Quando o seu filho pergunta pra você por que só tem dois canais de TV que transmite jogo de futebol e por que esses canais passam na maioria das vezes o mesmo jogo, a resposta em grande parte é o Clube dos 13. O Clube dos 13 foi criado em 1987 pelos 13 clube mais importantes da época: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco.

A intenção do Clube dos 13 é de criar uma liga independente dos clubes de futebol brasieliro, do mesmo modo que acontece na Inglaterra, mas isso até agora nunca deu realmente certo. Em 1997 o CLube dos 13 fechou um contrato de exclusividade com a Globo para a transmissão dos jogos do campeonato brasileiro, porém, esse ano o contrato acaba, e o Clube dos 13 exigiu 500 milhões de reais para a renovação de contrato, a Record também está na disputa pelos direitos de transmissão.


Mas alguns clubes mostram um certo descontentamento em relação a política do Clube dos 13, o Corinthains de Andrés Sanchez por exemplo, acha que o Corinthians e Flamengo merecem uma porcentagem maior por serem os clubes com a maior torcida do país. Desculpas a parte, os motivos reais que envolve tudo isso é política e dinheiro.

Andrés Sanchez é inimigo mortal de Juvenal Juvencio, presidente do São Paulo, e aliado de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e o presidente do São Paulo é inimigo do Ricardo Teixeira. A partir daí, não é necessário falar que eles tem idéias diferentes de como deve ser organizado o futebol brasileiro.

Por enquanto quem está ganhando essa disputa é a CBF, já o Clube dos 13 está caminhando para a extinção, isso mostra que quando o assunto é dinheiro, os clubes brasileiros não tem força nenhuma perto da emissora mais forte do país e da entidade vigente que quer administrar o futebol brasileiro por completo.



Rafael Shiroma

0 comentários:

Postar um comentário