Quando o Campeonato Brasileiro começou a expectativa era grande sobre o Cruzeiro, razoável sobre o Atlético e bom, acho que ninguém imaginava uma campanha surpreendente do América, e ela realmente não está acontecendo.

CRUZEIRO: EXPECTATIVA INICIAL – Título: O Cruzeiro foi o grande destaque da primeira fase da Libertadores. Com um futebol incrível, de muita ofensividade (coisa rara no técnico Cuca) e muita efetividade, a Raposa fez a melhor campanha da primeira fase do torneio sul-americano. Naquela primeira fase, o time base era: Fábio; Pablo, Gil, Victorino, Gilberto; Marquinhos Paraná e Henrique; Roger e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro. Um 4-2-2-2 bem armado, com dois laterais que apoiavam forte, volantes com boa saída de bola e marcação firme, meias habilidosos e atacantes rápidos e fazedores de gols. O time era considerado o grande favorito para o título da Libertadores e também para o Campeonato Brasileiro. Porém, a eliminação precoce para o Once Caldas na primeira fase eliminatória da Libertadores apagou o brilho celeste. Cuca voltou a ter medo de atacar e saiu. Joel Santana assumiu e tentou impor sua metodologia mais defensiva. Deu certo em alguns jogos, mas não compactuava com a vocação do time. Com Montillo, Roger, Thiago Ribeiro (que foi vendido) e Wallyson, a equipe não podia jogar na retranca como Papai Joel tentou, e conseguiu em poucos jogos, como na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians. Mas a perda de Thiago Ribeiro para o Catania, e Wallyson com uma contusão, desmontou o ataque, que não se acertou ainda com Keirrison e Bobô. Victorino, também machucado, deixou a defesa enfraquecida. Nem a volta de Fabrício ao meio campo solucionou o problema. A equipe perdeu o vigor, a vontade e sobrevive atualmente de milagres de Fábio ou lampejos do ótimo Montillo. Com apenas 29 pontos, a Raposa briga contra o rebaixamento e busca a Sul-Americana para não terminar tão mal o Campeonato.

ATLÉTICO: EXPECTATIVA INICIAL – Sul-Americana ou, em caso de surpresa, vaga na Libertadores: Na mesma briga está o Atlético. Com jogadores de nome como Daniel Carvalho, Magno Alves, André, Guilherme, Réver, Leandro, Mancine, Pierre, dentre outros, o Galo não conseguiu engrenar na temporada. 2011 começou com Dorival Júnior, promissor técnico que havia montado a grande equipe santista de 2010. Mesmo com muitos jogadores conhecidos, o Galo não conquistou o Campeonato Mineiro e teve campanha pífia na Copa do Brasil, sendo eliminado pelo itinerante Grêmio Prudente. No Brasileirão, a equipe nunca conseguiu boas sequências de partidas. Os jogadores contratados para resolver, não resolveram e nem Dorival Júnior conseguiu melhorar o time. Nem Cuca, o atual técnico. Atualmente o time base joga no 4-4-2: Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Leonardo Silva e Triguinho; Pierre e Richarlyson (Fillipe Soutto); Daniel Carvalho e Bernard; Magno Alves (André) e Guilherme. Com apenas 25 pontos em 25 rodadas, a equipe está na zona do rebaixamento e briga para sair. Dificilmente brigará por algo a mais. Uma grande conquista seria uma vaga na Sul-Americana.

AMÉRICA: EXPECTATIVA INICIAL – Brigar contra o rebaixamento: O América era o patinho feio de Minas Gerais, ninguém esperava nada além de briga contra o rebaixamento. Apesar de ter bons jogadores, como Rodriguinho, Kempes, Alessandro e o sul-mato-grossense Gilson, a equipe está um nível abaixo das outras equipes. Entretanto, como toda boa zebra, aprontou algumas no Campeonato, como a vitória por 3 a 0 contra o Fluminense e 4 a 1 contra o Vasco, que brigava pela liderança na rodada. O time atual joga no 3-5-2: Neneca; Micão, Anderson e Preto; Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Glauber, Rodriguinho e Gilson; Kempes e André Dias (Alessandro). Com a equipe atual tem mínimas chances de escapar do rebaixamento. Tem apenas 19 pontos em 25 rodadas e já está a 6 da primeira equipe fora da zona do rebaixamento, tendo conquistado apenas 3 vitórias.

Apesar das boas expectativas do Cruzeiro, da boa surpresa que poderia ser o Atlético, apenas o América vem seguindo o papel que era esperado. É uma pena que um futebol forte como o Mineiro esteja nessa situação. É esperar que Cruzeiro e Atlético se recuperem e escapem da zona da degola e para o América, bom, só uma arrancada espetacular como a do Fluminense em 2009.


Paulo Henrique Damasceno

0 comentários:

Postar um comentário