Sim, já está de parabéns só por voltar para a elite do futebol. Afinal, que virada. Campeão da Série C em 2009 e no ano seguinte já garantiu vaga para a Série A. Palmas para o América Mineiro, o lanterna do Brasileirão 2011. Pois é da campanha do time neste certame que vamos falar.

O América é o patinho feio do Campeonato Brasileiro. Amargando a última posição durante praticamente o campeonato inteiro, o Coelho tem apenas três vitórias, nove empates e onze derrotas. Onze, uma para cada um dos titulares. Além disso tem a pior média de público, e a pior bilheteria do torneio, quando recebeu o Coritiba, pela 13ª rodada: apenas 632 pagantes.

Mas calma minha gente, também não é assim. O América tem uma desculpa: seu estádio, o Independência, passa por obras. Assim, a equipe tem que jogar na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e não atrai tanto a sua torcida. Para se ter uma idéia do problema, o Coelho já jogou aqui em Campo Grande, contra o Internacional, pela 3ª rodada. Pensando que atrairia um público de até 10 mil pagantes, dirigentes mineiros "venderam" o mando para uma empresa campo-grandense, que frustrada, viu apenas 4 mil torcedores comparecerem ao jogo. Se não houvesse a frustração, o mesmo seria feito com jogos contra Flamengo, Botafogo, Corinthians e São Paulo. Há quem diga que esses jogos sim, dariam bastante público em Campo Grande.



O América começou o campeonato vencendo, 2 a 1 em cima do Bahia na Arena do Jacaré. Em seguida derrotas e derrotas. Perdeu para Vasco, Inter, e respirou empatando com o Avaí em Florianópolis e depois empatando clássico contra o Cruzeiro. Dois pontos animadores, convenhamos, para as pretensões da equipe (apenas não cair). Aí pegou o Flamengo, em jogo que vencia por 2 a 1 mas tomou a virada, liderada por Ronaldinho Gaúcho. O time fazia gols, sempre soube fazer, mas tomava mais.

Em seguida, também em casa, segurou o Palmeiras, 1 a 1. Começava a sequência de jogos como visitante: tomou pau do Galo e do Ceará. Voltou para casa empatando, como sempre, zero a zero com o Figueirense. Ponto bonito: empatou de novo, desta vez com o Grêmio, lá no Olímpico. Depois de dois empates, duas derrotas: perdeu em casa para o Coritiba e fora para o Corinthias.

Eis que na 15ª rodada, vem a segunda vitória. Animadora. Três a zero no Fluminense, em casa, lógico. Agora vai? Bem que tentaram, no jogo seguinte abriram 2 a 0 contra o Botafogo em pleno Engenhão, mas embalado pela torcida, o Fogão virou para 4 a 2. Volta para casa e empata com o São Paulo. Empate na Arena da Baixada contra o Furacão. E para fechar o turno bem, derrota em casa para o Atlético Goianiense.

Começou o returno melhor, veja só , empate fora contra o Bahia e na em seguida mais uma surpresa. Tomem cariocas, um avassalador 4 a 1 no Vasco, em rodada que o Cruzmaltino poderia ser líder e entrou de salto alto por pensar que o América era fraco. Agora vai? Não.

No Beira-rio, 4 a 2 para o Inter. Na sua última partida até agora, em casa, abriu 2 a 0 no Avaí e sairia da lanterna, mas adivinha? Tomou o empate, 2 a 2. Na próxima rodada pega o desanimado Cruzeiro, não duvide do América.

De 20 times, tem o 12° melhor ataque, a 19ª melhor defesa e o 19° melhor saldo. 26% de aproveitamento. Há quem diga que o Patinho Feio já caiu.

A verdade é triste, mas é uma só. O América é um time muito fraco. Tem alguns jogadores ofensivos que tem futuro, como o meia Rodriguinho e os atacantes Alessandro e André Dias.

Porém, qualquer jogo do América na rodada é certeza de jogo fácil para o outro time. De menor público da rodada e até de escalar jogadores do time adversário no Cartola. Pobre América, deve estar doido para calar a minha boca e vencer e convencer contra o Cruzeiro. Em seguida terá Palmeiras, Atlético Mineiro, Ceará e Figueirense pela frente, talvez uma das sequências menos difíceis para o Coelho. Será que dá para ao menos sair da lanterna? Veremos, veremos.

Ps 1: Se vive má fase, o América tem algo que sempre poderá se orgulhar: teve em seu elenco campeão da Série C em 2009, nada mais nada menos que Zé Love. Aí sim.

Ps 2: As duas estrelas do símbolo do América, aposto que está curioso. A dourada e para o título da Série B de 1997 e a vermelha para o decacampeonato estadual. O América venceu de 1916 até 1925. Reinou. Bons tempos.


Pedro Nogueira

1 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário