No dia 15 de setembro de 1903 nascia o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Clube de grandes conquistas e mais copeiro do Brasil. Time conhecido pela sua raça e pela sua defesa forte. Por lá, passaram grandes jogadores e grandes treinadores. Atualmente, o Imortal Tricolor se encontra na 1ª posição do ranking da CBF.

O tricolor conquistou 193 títulos na sua história, dentre os principais: 2 Libertadores, 1 Mundial Interclubes, 2 Campeonatos Brasileiro, 4 Copas do Brasil e 36 Campeonatos Gaúcho.

Mas nenhuma conquista foi tão sofrível e importante que "A Batalha dos Aflitos". Nenhum gremista esquece aquele jogo contra o Naútico, valia o acesso para a série A, quem perdesse continuaria na segunda divisão. A partida foi no campo do Timbu e o estádio estava lotado. A dramaticidade do jogo aconteceu no momento em que o Grêmio teve quatro jogadores expulsos (Escalona, Patrício, Nunes e Domingos), e o Gigante dos Aflitos tinha um pênalti para bater, mas o arqueiro Gallatto defendeu. Mesmo que perdera a penalidade máxima, o time pernambucano contava com a equipe inteira contra sete jogadores e tempo suficiente para marcar um gol, porém veio a estrela do jovem Anderson que fez bela jogada e marcou um gol histórico, levando milhões de gremistas as lágrimas. Este jogo incrível pode ser visto no DVD “Inacreditável – A Batalha dos Aflitos”.

O Grêmio revelou dois grandes craques: Renato Gaúcho, ou Renato Portaluppi para a torcida gremista, e Ronaldinho Gaúcho. O primeiro fez história, sendo o principal jogador na conquista da Libertadores e do Mundial Interclubes. Já o segundo saiu odiado do Olímpico , e até hoje, não atrai a apreciação dos torcedores. Além dos dois Gaúchos, o Imortal revelou outros jogadores importantes: Anderson, Danrlei, Lucas, Assis, Émerson, Carlos Eduardo, Douglas Costa e Tinga.

Renato Portaluppi é o maior ídolo da história do time, mas a torcida teve outros ídolos, como: Tarciso (jogador com mais partidas pelo Grêmio), Eurico Lara (lendário goleiro tricolor, tem seu nome no hino do clube), De León (capitão da conquista da Libertadores de 83 e do Mundial Interclubes), Danrlei, Everaldo (único jogador gaúcho na seleção brasileira da Copa de 70, tem estrela dourada na bandeira por sua façanha), Dinho (sua raça era marcante), Jardel, Paulo Nunes, Alcindo (maior artilheiro da história do Imortal) e Jonas.

Treinadores como: Felipão, Tite, Adílson Batista e Mano Menezes foram apresentados no cenário nacional pelo Grêmio e que são, hoje, respeitados e de grandes conquistas.

Vinícius Rocha

0 comentários:

Postar um comentário