Botafogo e Santa Fé fizeram o jogo de volta no El Campín, em Bogotá, buscando a classificação para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana. O time brasileiro entrou em campo precisando de um empate com gols ou qualquer vitória, já que o jogo no Engenhão havia terminado em 1x1. Os jogadores botafoguenses tiveram bastante dificuldade na altitude de 2.600m.


Com time misto, pensando no campeonato brasileiro, e sem suas principais peças ofensivas (Herrera e Loco Abreu), já perdiam de 2x0 quando o cronômetro chegou aos 9 minutos. Começaram errando muitos passes e com o sistema defensivo completamente perdido, marcando de longe sem causar nenhum incômodo ao time da casa. As coisas só mudaram a partir do meio do primeiro tempo, quando os brasileiros conseguiram espaço e começaram a ameaçar o gol colombiano.


Em dia ruim, Caio “Talismã” perdeu as três melhores chances ainda na primeira metade de jogo, e seus companheiros de time deram seqüência aos erros, que são mostrados claramente no momento em que, completamente atrapalhado, Léo faz gol contra para desespero de Jefferson.


Em um segundo tempo melhor distribuído, o carioca continuou tendo dificuldades para sair jogando quando o time da Colômbia adiantava sua marcação, mas contou com a destacada atuação de Elkeson, que apesar de tudo fez bom jogo. A velocidade do jogo caiu junto com a qualidade, somando muitas faltas, cartões e passes errados dos dois lados.


O carioca nitidamente já não tinha mais forças para uma reação quando, para piorar, levou o quarto gol. O autor do gol de honra do fogão, aos 40 do 2º tempo, foi Alexandre Oliveira, que entrou no decorrer do jogo.


O grande destaque da partida ficou por conta de um cachorro que passou mais de 6 minutos em campo, fugindo dos jogadores e auxiliares, e levantou toda a torcida presente no estádio em Bogotá, que não se cansava de gritar repetidos “olés” para as fugas do animal.

Falando demais sobre a derrota dos rivais cariocas durante a última semana, os torcedores alvinegros morreram pela boca. 4x1 foi o placar final de Botafogo e Santa Fé, que resultou no primeiro brasileiro eliminado da sul-americana.


O Vasco perdeu o primeiro jogo para o Aurora por 3x1 e o Flamengo terá uma missão quase impossível no Chile depois de perder para “La U” por 4x0. Assim, o grande peso da fase fica para o São Paulo, que venceu o primeiro jogo com o Libertad por 1x0.

Nas quartas de final, o Santa Fé encara o Vélez Sarsfield, que eliminou o Universidad Católica. Eliminado da Sula, o Botafogo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro e enfrenta o Cruzeiro no próximo sábado, no Engenhão.


Cecília Paes

0 comentários:

Postar um comentário