Faltando nove rodadas, façamos um diagnóstico do que está por vir.

Após o primeiro turno, dois nomes eram unanimidades na candidatura ao título: Fluminense e Corinthians. O Ceará deve sentir falta dessa época, quando pleiteava uma vaga na Libertadores, abocanhando as primeiras posições durante o turno inteiro. O segundo turno chegou e com ele os azuis, Cruzeiro e Grêmio. Hoje, amigo, o Cruzeiro lidera o certame, o Grêmio e Jonas dão show, o Fluminense é vice em decadência e o Corinthians terceiro e em crise bem relatada pelo companheiro Shiroma, como se pode ver abaixo.

Tá bom, os desfalques, gritam aos prantos os torcedores do timão e do flu, caçando desculpas para a derrocada. Alertam que agora, com o sheik Emerson e o twitteiro mor, Ronaldo, de volta, as redes balançarão mais e é bom que Montillo cavalgue rápido senão eles alcançam a raposa.

No ponto cego, ali onde ninguém vê, estão eles, o saci e o peixe, sentados tomando seu drinque, ambos já têm o ano feito, assistem com calma os tropeços e sem muito esforço, vão jogando, quem sabe, se der a gente dá uma apertada no passo. O que fez o Santos, ao contrário do Inter, que já tem a cabeça lá no Mundialito. O praiano ressurgiu e venceu vários confrontos diretos, contra Cruzeiro, Fluminense, Atlético Paranaense, e o próprio Inter. Após os escândalos do narcisista Neymar, todos mataram o peixe. Ledo engano, eu humilde corintiano temo muito os meninos da vila nesse final de campeonato.

A segunda cavalaria corre pela vaga no G3/4, já cientes dos vacilos recentes, como é o caso do Botafogo do tixer Joel, que, invejado do Vasco, quer ser o rei do empate também. Saudoso de Carpegiani o furação tenta se reabilitar, também tem chances, pega o fraco Goiás em casa logo mais. E ai, eles, embalados, o Grêmio que outrora ia ser rebaixado, vem muitíssimo bem, quiçá o time em melhor fase. Com muita fé e magia, o palmeirense pode ter um pouco de esperança, afinal seu time é verde.

Depois da rodada muita coisa desse humilde texto pode cair água abaixo, tomara, adoro surpresas. E ainda falam que campeonato de pontos corridos não é emocionante...

Ps 1: Recuso-me a falar dos candidatos ao rebaixamento, nenhum me seduz, apesar dos Atléticos começarem a chamar minha atenção.

Ps 2 : Salve a segundona, saudades de Coritiba, Bahia, Figueirense, Sport, Ponte, Portuguesa, que venham os melhores.

Pedro Nogueira Heiderich

0 comentários:

Postar um comentário