E não é que São Paulo (não a capital como na música acima, mas o estado) está em alta? Eu sei que os cariocas vão dizer que eles é que estão, que há anos os quatro grandes não ficavam juntos na parte de cima da tabela do Brasileirão, que o Vasco venceu a Copa do Brasil e blá blá blá. Pois o Santos venceu a Libertadores. E se os quatro do RJ estão bem no Brasileiro, os de SP também.


Vamos aos fatos. 2011 começou mal para os paulistas. A eliminação precoce do Corinthians na pré-libertadores, Palmeiras e São Paulo sendo eliminados na Copa do Brasil por Coritiba e Avaí, parecia que só o time de Neymar iria representar bem o estado no ano.

E aí veio o Brasileirão para salvar. São Paulo e Corinthians estão desde o início da competição no topo da tabela, grandes candidatos ao título. O Palmeiras, mesmo com um elenco muito fraco, segue na luta aos trancos e barrancos para beliscar uma vaga na Libertadores. O Santos passeia por ali, mas chegou-se até a cogitar que a equipe tinha chances de ser campeã quando embalou uma sequência de vitórias consecutivas.

Não está satisfeito? Pulemos para a Série B. Lá vem o carioca de novo. Vai dizer que o São Caetano e o Guarani estão brigando para não cair. Pois olhe a parte de cima. A Portuguesa é líder. E faz tempo. Dificilmente a taça sairá das mãos da Lusa. Lutando para subir para a elite do futebol, mais paulistas. A Ponte Preta é terceira colocada e o Americana (ex-Guaratinguetá) é quarto. Se o torneio acabasse hoje, três paulistas subiriam e teríamos sete times de São Paulo na Série A. Se não for oito, pois o Bragantino é sexto e também quer a sua vaga na 1ª divisão.

A Série C sim, decepciona quem nasceu no estado de São Paulo. Marília foi rebaixado para a Série D e Santo André foi eliminado na primeira fase. Pois na Série D, os únicos representantes de SP, tanto Mirassol quanto Oeste venceram o jogo de ida da fase de mata-mata do certame e são fortes candidatos ao título.

Eles estão em todos os lugares. Do time campeão mundial Sub-20, seis atletas eram de equipes paulistas. Na Seleção principal que enfim venceu e convenceu na última quarta-feira, quem fez os gols? Quem? Lucas e Neymar. Além deles Rodolfo, Henrique, Danilo, Ralf, Paulinho, Casemiro, Cícero, Elano, Ganso e Borges foram convocados recentemente.

Sem falar em Luis Fabiano e Adriano que ainda estão por vir e prometem dar trabalho aos cariocas no Brasileirão.


Ps 1: Ainda tem o Rivaldo, que cá para nós, está jogando um bolão.

Ps 2: O Brasileiro está praticamente um Rio-São Paulo na parte de cima da tabela, e veja os confrontos do fim de semana: São Paulo x Flamengo, Fluminense x Santos e Vasco x Corinthians.

Ps 3: Para quem não entendeu a foto, descubra como chama este delicioso e tradicional lanche.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Postar um comentário