Foto: Daniel, o Danigol (esquerda), do Aquidauanense, foi artilheiro do campeonato sul-matogrossense, com 19 gols. Ele deve estar rogando aos céus por dias melhores do nosso futebol.



Caríssimos, entra ano, sai ano, a situação é sempre a mesma. Um insulto para nós, amantes de futebol, que queremos apenas ver a bola rolando. 2011 não foi muito diferente das situações que encontramos em anos anteriores. Operário sendo rebaixado novamente para a série B do estadual. Vergonhoso. Comercial, campeão estadual de 2010, foi saco de pancada do Vasco perdendo de 6 a 1, na estreia da Copa do Brasil. Eliminado na primeira fase, e com um desempenho nada animador no estadual.

O campeão estadual foi o CENE, fez por merecer. Time com estrutura para treinar um plantel qualificado, na ânsia de conquistar objetivos não só em âmbito estadual. Ledo engano. No último domingo, nosso representante foi eliminado na série D. Não podemos ignorar o fato de a série D ser um campeonato que permite o confronto entre equipes de nível muito próximo. Porém, fomos eliminados na última rodada, perdendo feio na casa do Oeste, com o estádio deles lotado. Na primeira rodada, o CENE jogou contra o mesmo Oeste, e empatou, com estádio vazio.

Não vamos deixar de falar de Federação de Futebol, pois não somos uma mídia que possui relações politicalhas com mantenedores administrativos. Porém, o problema do futebol do MS vai muito além de nossas vistas. E começa desde o desinteresse do público em assistir os jogos dos nossos times de futebol. O Morenão, palco da exibição de partidas de futebol, virou arena de shows, obrigando as equipes a migrarem para estádios menores e sem tradição nenhuma. O Morenão perde sua tradição, e o futebol local vai sumindo aos poucos. Triste.

Assim sendo, os corruptos fazem o que querem com o futebol daqui. Resultado: nosso celeiro de farturas não revela craques, e o esporte mais popular do país cada vez mais mergulha no ostracismo, sem visibilidade nenhuma no cenário nacional.

Sou comercialino, mas nos últimos anos, passei a admitir que sou torcedor do Mato Grosso do Sul. Não dá mais pra aguentar o descaso que existe com o futebol praticado em nosso estado. É lamentável. Acostumei a me divertir com o futebol daqui apenas seis meses, durante o campeonato estadual. Os outros seis meses é um período de vacas magras, e me vejo obrigado a assistir jogos sentado no sofá da sala. Triste saber que tem gente que se contenta com essa prática o ano inteiro.

Mas como eu disse, acostumei. Espero o tempo passar para que, no ano que vem, possa comprar meu copo de cerveja e voltar a pisar nas arquibancadas e concreto. Assisto o futebol da minha terra, isso faz bem não só pra mim como pra muitos outros. Pena que não conseguem enxergar isso.

Ps: Mesmo com tanto pessimismo, faço uma menção extremamente positiva ao Aquidauanense, vice-campeão do estadual, e que vai jogar a Copa do Brasil ano que vem. É mais um time que chega para que, espero, venha a erguer o nível do estadual.

Carlos Henrique Wilhelms


0 comentários:

Postar um comentário