Americana, Boa Esporte e Barueri. Três times que hoje, não possuem identificação com suas torcidas devido a constantes mudanças estruturais. São clubes que já tiveram outro nome, outra cidade, outra identidade. Resta saber agora se a nova ideia de "clube-empresa" vai vingar. Por enquanto eles permanecem na segundona, mas, e 2012?

O Barueri por exemplo, já foi Grêmio Barueri quando surgiu na cidade e chegou a ir muito bem no Brasileirão de 2009, alcançando a 11ª posição no fim do campeonato. Revelou Fernandinho, hoje no São Paulo. Ano passado, o Grêmio foi parar em Presidente Prudente-SP e realizou uma campanha pífia no nacional. Foi rebaixado, voltou pra Barueri, mudou de nome e hoje ocupa a 12ª posição na Série B.

O Boa Esporte por sua vez, diferente dos outros dois, já é um clube mais antigo e chamava-se Ituiutaba. Com o acesso à Segunda Divisão, passou a mandar seus jogos em Varginha-MG e mudou seu nome para Boa Esporte, baseado no apelido, "Boa", que o time ganhou ao longo dos anos. O problema é que Varginha fica a mais de 700km de Ituiutaba e o torcedor "boveta" (nome dado ao torcedor do Ituiutaba) que não mora em Varginha se vê obrigado a abandonar o time. O Boa se encontra na 8ª posição da segundona.

Já o Americana tem dado mais certo depois que migrou 300km de Guaratinguetá. Aliás, Guaratinguetá era seu antigo nome e foi o primeiro "clube-empresa" do Brasil. Fez a melhor campanha na primeira fase do Paulistão 2008, chegando às semi-finais do torneio. Depois disso, nunca mais foi o mesmo. Quase caiu para a Série C do Brasileiro ano passado e voltou esse ano com o nome de Americana. No Paulistão 2011, começou muito bem, mas terminou nas posições intermediárias da tabela. Já na Série B vai bem e tem jogadores bons e rodados como o zagueiro Fernando, ex-Vasco e Flamengo e Fumagalli, ex-Corinthians. Está em 4ª e bem estruturado para o acesso.

Ainda com dinheiro e estrutura, o que mais vale no futebol é a indentificação e a paixão do torcedor pelo seu clube, é isso o que realmente move o esporte. O que é o Corinthians sem a Fiel? Ou o Inter sem seus mais de 100 mil sócios? Se você pensou em "nada", você definitivamente não torce para Barueri, Boa Esporte ou Americana.


Jones Mário

0 comentários:

Postar um comentário