Nos jogos de sábado, da 31ª rodada, a movimentação mais interessante se deu na parte de baixo da tabela. Faltando apenas oito rodadas e com 24 pontos em jogo, todos aqueles que estão na famosa zona da degola ou quase nela estão agarrando as chances que restam. Como disse Cazuza em Maior Abandonado: Raspas e restos me interessam.

Começamos com o praticamente rebaixado América-MG. O Coelho enfrentou o Grêmio, na Arena do Jacaré, e conseguiu arrancar um empate nos minutos finais, resultando em 2x2. O campo molhado dificultou um pouco o passe e a posse para os dois times. Aproveitando o fator chuva, Thiago Carleto abriu o placar em uma bela cobrança de falta para o América, aos 11 min. André Lima virou para os gaúchos com dois gols, um aos 34 do primeiro tempo e outro aos 6 da etapa complementar. Faltando apenas 4 minutos para o final do jogo, o Coelho deu seu ultimo sprint e, de cabeça, o zagueiro Anderson empatou. O Grêmio se mantém na 9ª colocação, com 43 pontos, e o América-MG amarga o último lugar, com 25.


Há dez jogos sem perder, o Figueirense segue a toada de vitórias e bateu o Palmeiras, no Canindé, por 2x1. Sob vaias, o time alvi-verde deixou o gramado e agora corre o risco de até perder a vaga da Sulamericana, já o Figueira pode começar a sonhar com um lugar na Libertadores. O time de Santa Catarina foi superior durante todo jogo, tendo dominado o Palmeiras tanto na marcação quanto no ataque. Logo aos 10 min do primeiro tempo, Wellington Nem driblou Henrique e abriu o placar. Aos 30 do segundo, o atacante Júlio César anotou o dele. E finalmente, nos acréscimos do segundo tempo, o desconhecido Ricardo Bueno fez, mas ficou por isso mesmo. 2x1 para o Figueirense. Com apenas uma vitória desde a volta no segundo turno, o Palmeiras precisa ficar atento a parte de baixo da tabela.


Sem Fred e sem Deco, o Fluminense perdeu para o Atlético-MG, no Engenhão. O Galo subiu para a 15ª posição e pode respirar aliviado, enquanto o Flu permanece na 5ª colocação. O Atlético-MG soube bem explorar os contra-ataques e deu fim a boa fase do Tricolor. Onze minutos após o apito inicial, pênalti de Mariano em cima de Bernard. Daniel Carvalho cobrou e abriu o placar para o Galo. No final do primeiro tempo, novamente Daniel Carvalho aparece bem, o meia cruza para André ampliar em 2x0. O segundo tempo foi uma sucessão de ataques mineiros e defesas cariocas. Com a vitória, o Atlético segue na luta para se manter na Série A do Brasileirão, e o Flu pode desencanar do sonhado bi.


Mais embaixo na tabela, encontramos a Série B. Foi nela que a minha querida Lusa conseguiu o acesso, depois de três anos rebaixada. Em um belíssimo jogo, vencido de virada por 3x2, contra o Americana, a Portuguesa está matematicamente classificada, só restando sonhar com o título da Série B. A Lusa tem ainda seis jogos pela frente, mas com 67 pontos, dez a mais do que a Ponte Preta, segundo colocado, está permitido relaxar. O técnico Jorginho dedicou a vitória de hoje ao jogador Boquita, que perdeu o pai essa madrugada.




João Conrado Kneipp

0 comentários:

Postar um comentário