Pela primeira vez os quatro grandes clubes cariocas estão na zona de classificação da Libertadores. E nesse momento de reta final, mostram a superioridade dos clubes cariocas em relação aos paulistas. A contradição disso está no fato de que os clubes paulistas dispõem de uma estrutura e centros de treinamentos modernos.

Tirando o Corinthians, todos os quatro grandes paulistas possuem estádios, enquanto no lado dos cariocas apenas Vasco e Botafogo tem estádio próprio. Sem falar que no início do ano, Muricy Ramalho, então técnico do Fluminense reclamava constantemente das instalações do clube das laranjeiras. Uma das suas reclamações era de que ratos perambulavam pelo teto do clube. Tanto que um deles caiu em cima de um jornalista em plena coletiva de imprensa.

Apesar dessa falta de estrutura, o Fluminense foi campeão brasileiro ano passado e antes dele o Flamengo tinha sido campeão em 2010. A questão que fica é se realmente estrutura e dinheiro são fundamentais para montar um time capaz de ganhar um campeonato brasileiro?

Nos últimos dois anos os clubes cariocas provaram que aquele discurso dos paulistas em se espelhar na estrutura de clube da Europa não dá muitos frutos. Tanto que, apesar de tudo, São Paulo e Palmeiras vivem dias de crise; Santos espera apenas dezembro chegar para disputar o Mundial de Clubes, mas no campeonato brasileiro ele está longe de ser candidato ao título; e o Corinthians apesar de ser líder tem a sua torcida sempre desconfiada do trabalho do Tite.

Já na parte debaixo da tabela a curiosidade está no fato dos quatro clubes que estão na zona de rebaixamento começam com a letra A são eles: América-MG, Avaí, Atlético-PR e Atlético-MG. Apenas o Atlético-Go está numa situação mais confortável na tabela em 10° lugar.


Rafael Shiroma....

0 comentários:

Postar um comentário