A história é bem simples, e vamos resumi-la rapidamente. Ontem, o Botafogo surpreendeu o Corinthians em pleno Pacaembu. Com dois gols no primeiro tempo, o alvinegro carioca recuou na volta do intervalo. No segundo tempo, o que se viu foi um verdadeiro jogo entre gato e rato, com o Corinthians atacando incessantemente, e o fogão contado com o apoio de Loco Abreu na defesa. Final, 2 a 0 pro Botafogo, com o Corinthians correndo o risco de perder a liderança na noite desta quinta.

O concorrente direto pela liderança é o Vasco, que, ao contrário do que se vê nos últimos anos, não quer permanecer nessa segunda posição. Entretanto, o adversário foi o Atlético-PR, Furacão Paranaense, incomodado com a zona de rebaixamento. Uma derrota na Arena da Baixada representaria o caos para o Atlético, e o princípio de uma crise na equipe do Vasco, que partiria para a terceira partida sem vitória. Em se tratando de um Campeonato tão equilibrado como o desse ano, a perda de pontos pode fazer falta no final.

O Vasco começou bem a partida, aplicando o método que dá certo na equipe, aliando ofensividade e velocidade. Os protagonistas dessa mistura são Éder Luís e Diego Souza. Aos 10 minutos de partida, Éder Luís aproveitou falha da zaga atleticana e invadiu a área. A finalização carimbou o travessão.

Paradinha rápida: Alguém consegue achar bonito esses dentes separados do grande Éder Luís?

Pois bem, voltando à partida. O Atlético bem que poderia ter se abalado com o susto aplicado pelo atacante dos dentes incisivos superiores separados. Mas não foi isso que aconteceu. O veterano de guerra Paulo Baier, maior artilheiro dos Brasileirões desde que se iniciou a era dos pontos corridos, abriu o placar na Arena da Baixada. Aconteceu aos 15 do primeiro tempo, cinco minutos após a bola no travessão de Éder Luís. Paulo Baier pode não ter o pique dos velhos tempos, mas conhece os atalhos do campo. Se posicionou bem dentro da área e apareceu livre para marcar, após belo cruzamento de Wagner Diniz.

E não é que o lateral Wagner Diniz resolveu aprontar de novo contra a ex-equipe? Sim, Wagner já jogou no Vasco. Mas agora, do lado do Atlético, o lateral apareceu de novo aos 23 do primeiro tempo, quando puxou contra ataque e cruzou na medida para Guerrón. O equatoriano campeão da Libertadores pela LDU, em 2009, aumentou a vantagem, 2 a 0.

Começou o segundo tempo, e o Vasco veio disposto a reverter a situação, querendo assumir de uma vez por todas a liderança. A equipe conseguiu diminuir com Elton, escorando cruzamento de Diego Souza. 2 a 1 Atlético. Diego Souza foi apático no primeiro tempo, mas depois do intervalo voltou mais participativo.

E Elton conseguiu empatar a partida. O atacante que substituiu o ineficiente Alecsandro, conseguiu igualar a partida para a equipe cruz-maltina. Dos males, o menor. O Vasco tem o mesmo número de pontos do Corinthians (51), mas perde a liderança por critérios de desempate. Já o Atlético-PR segue na degola. Partida decepcionante para o torcedor, que chegou a ver seu time vencer por dois tentos de vantagem, mas cedeu o empate. Parece que a série B é o destino do Furacão, campeão brasileiro de 2001, e que está irreconhecível de alguns anos pra cá.

Carlos Henrique Wilhelms

0 comentários:

Postar um comentário