Ronaldinho Gaúcho no Atlético Mineiro, vai dar certo ? Será que Mano Menezes e seus pupilos vão conseguir vencer o time principal da Argentina sábado? Quem vence a Eurocopa que começa nesta sexta? Sinto muito, mas seis grandes torcidas do Brasil estão com a cabeça em outro lugar.

Ansiedade, insônia e medo são sentimentos aflorados no coração deles. Semana que vem começam as grandes decisões. Derrotas e eliminações custarão o semestre. Eles não conseguem pensar em outra coisa.

Os gremistas não aguentam mais a seca de títulos nacionais e as piadas dos colorados. O último título nacional do tricolor gaúcho foi a Série B do Brasileiro em 2005. Antes disso só a Copa do Brasil em 2001. Vencer a Copa do Brasil seria o início da reação pedida no vídeo desabafo de um gremista.

Os palmeirenses, nem se fala. Andam sofrendo muito, há tempos, e agora estão tão pertos, quatro jogos de um grande título e vaga na Libertadores. Os últimos título nacionais do Verdão foi em 2003, Série B do Brasileiro e o Rio-São Paulo de 2000.

Os são-paulinos, acostumados a figurar sempre entre os melhores do país vivem crise, quatro anos sem títulos, dois anos sem ir para a Libertadores. Isso para eles que sempre estão por lá, é muito. Além do que, nunca venceram a Copa do Brasil.

Os coritibanos deixaram a taça escorregar de suas mãos no ano passado. O time do Paraná fez campanha excelente na Copa do Brasil passada e perdeu o título em casa para o Vasco. No Brasileirão foi bem e quase fisgou uma vaga na Libertadores. Detalhe: em 2011 o Coxa tinha acabado de voltar da Série B.

Por fim, os dois alvinegros que andam mandando no país nos últimos anos. Pode-se dizer das glórias deles , das conquistas, mas repare o drama que os ronda.

O Santos e Neymar têm a chance única de ser bicampeão da Libertadores novamente, imitando Pelé e, melhor, ir para o Mundial sem Barcelona no caminho. É a chance de Neymar, Ganso e Muricy serem campeões do mundo. Porém, o time praiano só terá Ganso nas finais e Arouca é desfalque no jogo de ida.

E o Corinthians, então? Os corintianos já estão roendo as unhas. Estão invictos na Libertadores e a quatro jogos do tão sonhado título. Tentam seguir a jornada apostando na força da defesa e da torcida, lutando contra a má fase do ataque e a gigante onda de secadores que não veêm a hora do time ser eliminado.

13,14 e 20,21 de junho. Datas mais que decoradas pelos torcedores acima. Depois disso serão conhecidos os finalistas de Copa do Brasil e Libertadores. Dos seis, só três manterão vivo o sonho. Resta aguardar.



Pedro Nogueira

0 comentários:

Postar um comentário